-->

domingo, 17 de agosto de 2008

Ensinando Com Arte
Um trabalho dedicado a professores que ainda guardam no coração, a "Alegria de Ensinar".

A cada uma dessas "Pessoas Especiais", dedico meu carinho e um pedaço desse nosso espaço, que embora comum a todos, poucos dele desfrutam. O que é uma pena.

Como justificativa do que acontece hoje nas escolas, externo aqui minha opinião, que foi dada durante uma entrevista na Rádio Entre Rios, de Santo Antônio Do Sudoeste, interior do Paraná, nos idos do 'século passado' do 'milênio anterior', e isso mostra que já faz tempo, mas foi no ano de 1991.

Uma pergunta me foi feita mas, dividida em duas partes:
- Professor, porque hoje em dia as pessoas lêem menos que antes?
- É por causa da TV, das novelas ou tem outro motivo?

"A leitura convencional, gradativamente foi deixada de lado, e o que antes era lido em termos de literatura nos gêneros da Prosa; Poesia; Romances, História da historia e histórias que contavam história, foi trocado pela leitura de uma 'coisa', chamada 'Literatura Técnica', verdadeiros manuais de como se deve fazer isso ou aquilo, e que consecutivamente foram escritos por pessoas que a muito, nada de literatura, liam. E o resultado disso só poderia ser catastrófico. Gente que nunca leu, passou a escrever. São alfabetizados sim, mas não conhecedores dos meandros mágicos da força das palavras. Essa gente que cria palavras e usa onomatopéias como palavras, foi gerada pela população adulta, que dentro do conceito do consumismo, passou a ter muito mais preocupação com a realização de bens materiais, do que bens sociais. O hábito de ler, a literatura que dá e estrutura o conhecimento humano, mostra a beleza da vida, desde sempre. Isso ativa a poesia que há dentro de cada Ser. Esses hábitos foram abandonados. O resultado só poderia ser um. O humano ignorante, não vê o belo, desconhece a poesia, está cada dia mais violento, e querendo cada vez mais..., 'coisas materiais', porque sem ler, desconhece a própria beleza do Ser".

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna Veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat.

0 COMENTÁRIOS:

Olinto Simões

Contato
Olinto Simões
+55- 41 9 9997-3642
Brasil, Paraná, Curitiba